sábado, 30 de outubro de 2010

bom fim de semana

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ponte de Lima recupera marca "Limiano" em tribunal



Dez anos depois a Câmara de Ponte de Lima viu reconhecida a propriedade da marca do Queijo Limiano. "Foi feita justiça", diz o autarca, Victor Mendes, que adianta que "a autarquia irá pedir responsabilidades políticas" e exige desde já "uma indemnização pelos avultados prejuízos da utilização indevida da marca".
De novo na posse do registo, a Câmara Municipal admite agora "estar disponível para receber propostas de empresas que se queiram instalar no concelho".
Segundo o autarca, o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto reconheceu a legitimidade da posse das marcas "Limiano Ponte de Lima, Queijo Limiano e Manteiga Limiano". Este processo iniciou-se em 1999. "Passou muito tempo, mas foi feita justiça".
Victor Mendes salienta ainda que "para além da defesa do concelho" com o recurso interposto pela autarquia, "defendeu-se o interesse de todos os consumidores, pois todos sabemos que o Limiano é de Ponte de Lima".
"Vamos pedir responsabilidades políticas a quem fez pressão junto do Conselho de Administração do Instituto Nacional de propriedade Industrial, nomeadamente ao antigo secretario de Estado, Vítor Ramalho", assegurou Victor Mendes.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Greve em França cancela voos em Portugal .


Dezena e meia de voos entre os aeroportos nacionais e Paris foram esta quinta-feira cancelados em resultado da jornada de greves contra a nova reforma das pensões recentemente aprovada em França.
As rotas portuguesas de ou para os aeroportos gauleses Charles de Gaulle e Orly foram fortemente afectadas pelo movimento de greves, em mais um dia de mobilização geral dos sindicatos.

Em relação ao tráfego para Lisboa e Porto, a situação durante a manhã de hoje é sensivelmente pior do que a registada em anteriores jornadas de greve, desde o início de Setembro.
Todas as companhias que operam rotas entre Portugal e Paris têm voos cancelados, incluindo a TAP, Alitalia, EasyJet, Transavia, Aigle Azur e Czech Airlines.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

carros de madeira

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Espanha: Português perde a vida em acidente .


Um português de 30 anos morreu esta terça-feira de madrugada na localidade de Guillena, Espanha, na sequência de um acidente que fez ainda quatro feridos, também de nacionalidade portuguesa e companheiros de viagem da vítima mortal.
O acidente ocorreu pelas 02h30, hora de Lisboa, quando a viatura em que viajava a vítima mortal se despistou ao quilómetro 786 da autoestrada 66, no sentido de Sevilha, capotando em seguida.

O sinistro está a ser investigado pelas autoridades espanholas, que estão ainda a tentar determinar as causas que motivaram o despiste.
GOVERNO PORTUGUÊS APOIA FAMÍLIA DA VÍTIMA

Dois dias de luto no Alto Minho pela "morte" das SCUT do Norte


A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima decretou dois dias de luto na região, a 8 e 9 de Novembro, em forma de protesto contra a introdução de portagens em três antigas SCUT do norte, foi hoje anunciado.

domingo, 24 de outubro de 2010

José Sócrates anuncia plano de luta contra a crise em Portugal


Segundo o ministro Teixeira do Santos, praticamente metade da redução do déficit vai depender de cortes de gastos. Cerca de 15% virá do aumento da receita fiscal, como fixação de tetos para as deduções, e a criação de uma nova alíquota no Imposto de Renda de 45% para pessoas que ganhem mais de 150 mil euros anuais.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, fez nesta segunda-feira uma declaração aos portugueses sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) apresentado à imprensa pelo Ministério das Finanças. O documento contém algumas das medidas estabelecidas para diminuir o déficit orçamentário histórico, do valor de 9,3% atingido em 2009, para 2,8% do PIB (Produto Interno Bruto), até o fim de 2013. Portugal tem sido um dos países mais atingidos pela crise na zona euro. José Sócrates já havia se reunido com partidos da oposição para apresentar o programa e tentar obter consenso político na estratégia para consolidar o orçamento nos próximos três anos.

O PEC será enviado à Comissão Europeia depois de ser discutido na Assembleia da República, agendada para dia 25. Portugal é neste momento um dos cinco países da União Europeia que ainda não apresentaram a versão atualizada do seu programa. Bruxelas espera que este documento seja definitivo e não tenha necessidade de correções, como aconteceu recentemente com a Grécia.

Segundo o ministro Teixeira do Santos, praticamente metade da redução do déficit vai depender de cortes de gastos. Cerca de 15% virá do aumento da receita fiscal, como fixação de tetos para as deduções, e a criação de uma nova alíquota no Imposto de Renda de 45% para pessoas que ganhem mais de 150 mil euros anuais. O governo ainda prevê corte nos subsídios de desemprego e os salários dos funcionários públicos serão congelados. A oposição ainda não se manifestou e aguarda mais detalhes para tomar uma posição. Os sindicatos, por sua vez, já prometeram lutar contra as medidas do governo.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

EN DIRECT. 3,5 millions de manifestants dans toute la France pour la CGT .



Transports en commun perturbés, stations-service à sec... la journée de mardi, émailllée par de nombreuses manifestations pour dénoncer la réforme des retraites, s'annonce chargée dans toute la France. Lundi déjà, des mobilisations s'étaient soldées par des actes de violence notamment à Evry, Nanterre et Lyon

Uma casa de 720 milhões de euros.


Tem ginásio, piscina, salão de baile, sala de cinema para 50 pessoas, jardim interior, dezenas de quartos, três heliportos e 160 lugares de estacionamento. Não falamos de nenhum centro comercial, mas da nova mansão de Mukesh Ambani, o homem mais rico da Índia. A ‘modesta’ residência de 27 andares, em Bombaim, custou qualquer coisa como 720 milhões de euros, e Ambani vai lá morar com a mulher, os três filhos e... 600 empregados.

França a ferro e fogo com mais uma greve para hoje.


O Ministério do Interior francês anunciou a activação "de um centro interministerial de crise" para assegurar "o fornecimento de combustíveis" no país, perturbado por greves. E uma nova jornada está marcada para hoje. A terceira em apenas uma semana.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

França activa centro de crise para assegurar abastecimento de combustível


O Ministério do Interior francês anunciou a activação "de um centro inter-ministerial de crise" para assegurar "o fornecimento de combustíveis" no país, perturbado por greves associadas à contestação da reforma das pensões.

O centro de crise será presidido pelo ministro do Interior, Brice Hortefeux, e "terá como missão coordenar a ação dos diferentes serviços do Estado com o objectivo de assegurar a perpetuidade do fornecimento de combustíveis", indicou o Ministério.

Cada um dos ministérios envolvidos - Economia, Energia, Ecologia e Interior - será representado no centro, activado logo que há uma crise.

A mobilização contra a reforma do sistema de pensões em França aumentou significativamente hoje, segunda-feira, com a entrada dos camionistas no movimento e a manutenção da pressão nas refinarias na véspera de um dia de protesto nacional e quando o poder se mostra inflexível.

Convocados pelos sindicatos para endurecerem o movimento enquanto o Senado examina o projeto de lei, já adoptado pela Assembleia Nacional, os camionistas passaram à ofensiva, tendo bloqueado vários depósitos petrolíferos e fazendo marchas lentas em certos grandes eixos viários.

O espectro de uma escassez geral de combustível tornou-se uma realidade com o anúncio de rupturas de stock em cerca de 1500 estações de serviço nas zonas urbanas, depois dos automobilistas inquietos se terem abastecido durante o fim-de-semana. Existem 12.500 estações de serviço em França.

A autoridade da aviação civil francesa (DGAC) pediu às companhias aéreas para restringirem drasticamente, amanhã, terça-feira, os voos com destino a França devido aos protestos.

A DGCA pediu às companhias aéreas para cancelarem 50% dos voos a partir do aeroporto de Orly e 30% a partir de outros aeroportos franceses, incluindo o maior do país, o aeroporto parisiense Charles de Gaulle.

Depois de uma semana de mobilização sem precedentes desde o início do protesto contra esta reforma, que prevê o aumento da idade mínima de reforma de 60 para 62 anos, sindicatos e governo não arredam das posições assumidas.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Carte du Portugal : géographie

Seuls au monde



Avant de revoir le jour, les 33 mineurs auront vécu un calvaire de plus de deux mois. Un calvaire qui a commencé pour "les 33", par dix-sept jours sans nouvelle de l'extérieur,coincés dans la mine de San Jose, au nord du Chili. Bloqués à 700 mètres sous terre les mineurs ont du s'armer de patience, car une fois localisés, il fallait encore construire un puits de secours pour les sortir de la mine.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Taxa de desemprego em Portugal recua para 10,7%.



A taxa de desemprego em Portugal medida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) recuou 0,1 pontos percentuais de Julho para Agosto, para os 10,7 por cento, estando ainda 0,5 pontos percentuais acima do valor registado em Agosto de 2009.

De acordo com os dados esta terça-feira divulgados pela OCDE, a taxa de desemprego de Portugal estava em Agosto em igual nível ao registado em Março deste ano, e acumula agora dois meses de quedas, após ter atingido máximos históricos de 11 por cento, em Maio e Junho de 2010.

A taxa registada por Portugal foi a quinta mais elevada no conjunto dos 24 países com dados disponíveis, ficando também acima das médias estimadas para o conjunto dos países da OCDE, das sete maiores economias, e tanto da União Europeia como da zona euro.

A Espanha continuou em Agosto a registar a taxa de desemprego mais elevada (20,5 por cento), seguida da Eslováquia (14,6 por cento), da Irlanda (13,9 por cento) e da Hungria (10,9 por cento).

A taxa de desemprego espanhola registou mesmo novo aumento, continuando a sucessão de máximos, sendo que no início de Março se situava nos 19,5 por cento.

O desemprego na União Europeia continua estável nos 9,6 por cento (valor dos últimos seis meses), com a zona euro a ver também a sua taxa a estabilizar desde Maio, mas nos 10,1 por cento.
A média para o conjunto da OCDE reduziu-se também em 0,1 pontos percentuais, situando-se em Agosto nos 8,5 por cento, enquanto na média das sete maiores economias da OCDE o valor continua nos 8,2 por cento, que vem a registar desde Junho.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

NOVOS JIPES DA PSP E GNR.


A ADMINISTRAÇÃO INTERNA FEZ ACORDO COM CRIADORES DE PORCOS ALENTEJANOS PATA PRETA DE PREFERÊNCIA... A PARTIR DE JANEIRO VAIS PASSAR A VER TODOS OS, PSP E GNR MONTADO NUM JIPE PORCO TOTALMENTE MADE EM PORTUGAL:)

Corte mínimo de 50 euros


Salários baixam no dia 1 de Janeiro. Governo divulgou a tabela dos cortes salariais, que variam entre os 3,5% e os 10%. Sindicatos contestam.

sábado, 2 de outubro de 2010

Mata mãe e filho a tiro e suicida-se


Ao final da manhã de ontem, o irmão de António Amaral Rodrigues, um construtor civil de 69 anos, estranhou que aquele não estivesse a trabalhar na casa que andava a recuperar, em Janes, Malveira da Serra, Cascais.
Decidido a perceber as razões, foi a casa do irmão e, ao espreitar por uma janela, depressa percebeu a tragédia. António Rodrigues tinha matado a companheira, de 33 anos, e o enteado, de 12, a tiros de caçadeira. Suicidou-se em seguida.

Os três cadáveres foram descobertos várias horas depois do duplo homicídio. Seriam 12h30 quando o irmão do autor dos crimes entrou na ‘Casa da Vinha’, moradia onde António Rodrigues, Paula, a companheira, e o pequeno Bruno moravam há cerca de ano e meio. O corpo do primeiro estava deitado à entrada da casa, com ferimentos na cabeça.

Os cadáveres da mãe e da criança foram encontrados deitados, cada um em seu quarto, nas respectivas camas. Desentendimentos entre António e Paula terão levado o empreiteiro a cometer os actos tresloucados.

A hora dos dois homicídios, bem como a do suicídio, não foi ainda determinada, mas a Polícia Judiciária acredita que terão ambos ocorrido ainda de madrugada. Vários vizinhos da ‘Casa da Vinha’ asseguraram ao CM nada ter ouvido. O irmão do homicida, que reside numa moradia contígua ao local onde foram encontrados os corpos, também não se apercebeu de qualquer movimento estranho. Nem ouviu qualquer disparo.

Choque de comboios mata 43 pessoas na Indonésia.


Pelo menos 43 pessoas morreram este sábado no choque de dois comboios na ilha indonésia de Java, informou a polícia.
Um erro na gestão do tráfego ferroviário esteve na origem do acidente, verificado este sábado de manhã (hora local) na estação de Petarukan Pemalang, na província de Java Central.
De acordo com o último balanço, do acidente resultaram também várias dezenas de feridos.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Apanhado a guiar burra bêbedo proibido de conduzir veículos com motor.


O Tribunal de Celorico da Beira condenou na manhã desta sexta-feira um agricultor, apanhado pela GNR a guiar uma carroça puxada por uma burra, com uma taxa de álcool de 3,26 g/l, ao pagamento de uma multa de 250 euros e proibiu-o de conduzir veículos a motor nos próximos quatro meses.
Jorge Gonçalves Rodrigues, de 34 anos, residente em Salgueirais, que tem carta de motociclos, foi condenado por um crime de condução de veículo em estado de embriaguês, no caso a carroça puxada pela burra.
O Tribunal aplicou-lhe ainda duas multas, por falta de iluminação da carroça e conduzir fora de mão.
O agricultor foi apanhado a 03 de Fevereiro, pelas 22h30, pela GNR, na Estrada Municipal 553-1, no sentido Celorico/Salgueirais, "no eixo da via" e "sem qualquer iluminação".
A advogada de defesa, Andreia Fonseca, vai pedir que a multa seja substituída "por trabalho a favor da comunidade, uma vez que (o agricultor) não tem meios para pagar o referido valor", uma possibilidade que agrada ao arguido.
Em Agosto, Jorge Rodrigues foi novamente apanhado a conduzir a carroça embriagado e condenado, em processo sumário, ao pagamento de uma multa de 450 euros.

AI AMIGOS COMO VAI PORTUGAL?