terça-feira, 12 de outubro de 2010

Taxa de desemprego em Portugal recua para 10,7%.



A taxa de desemprego em Portugal medida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) recuou 0,1 pontos percentuais de Julho para Agosto, para os 10,7 por cento, estando ainda 0,5 pontos percentuais acima do valor registado em Agosto de 2009.

De acordo com os dados esta terça-feira divulgados pela OCDE, a taxa de desemprego de Portugal estava em Agosto em igual nível ao registado em Março deste ano, e acumula agora dois meses de quedas, após ter atingido máximos históricos de 11 por cento, em Maio e Junho de 2010.

A taxa registada por Portugal foi a quinta mais elevada no conjunto dos 24 países com dados disponíveis, ficando também acima das médias estimadas para o conjunto dos países da OCDE, das sete maiores economias, e tanto da União Europeia como da zona euro.

A Espanha continuou em Agosto a registar a taxa de desemprego mais elevada (20,5 por cento), seguida da Eslováquia (14,6 por cento), da Irlanda (13,9 por cento) e da Hungria (10,9 por cento).

A taxa de desemprego espanhola registou mesmo novo aumento, continuando a sucessão de máximos, sendo que no início de Março se situava nos 19,5 por cento.

O desemprego na União Europeia continua estável nos 9,6 por cento (valor dos últimos seis meses), com a zona euro a ver também a sua taxa a estabilizar desde Maio, mas nos 10,1 por cento.
A média para o conjunto da OCDE reduziu-se também em 0,1 pontos percentuais, situando-se em Agosto nos 8,5 por cento, enquanto na média das sete maiores economias da OCDE o valor continua nos 8,2 por cento, que vem a registar desde Junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário